Home / Colunistas / / Ver Artigo

Planeta Terra: manual de instruções

"Ah… caminhos, caminhos, caminhos errados de séculos…"     Mário de Andrade.

A história da humanidade e a relação do homem com a Terra podem ser vislumbradas como uma infindável aventura envolta em épocas de bonança, tragédias e muito mistério, mas o universo precisa de regras para funcionar.

 

Não existe civilização ou sociedade que se desenvolva sem regras e padrões sobre os quais sejam construídos parâmetros indispensáveis para a consolidação dos laços que utiliza para negociar divergências, reunir opostos e criar convergências necessárias ao bem-estar de seus integrantes.

 

Cada país tem suas regras, ou seu modus operandi, construídas ao longo de anos a fio, baseadas em experiências vivenciadas por meio de tentativas, erros e acertos estabelecidos naturalmente por consenso ou unilateralmente, por imposição do poder político, religioso e/ou cultural.

 

O sistema Terra é o mais importante e complexo que se conhece. No entanto, não há manual que ensine o ser humano a conviver e atuar nele. Mas com algum senso de humor e muita seriedade pode-se imaginar um manual terráqueo de padrões e princípios, dotado do seguimte manual de instruções:

 

- a Terra foi construída e entregue em perfeitas condições e não há possibilidade de troca ou devolução;

 

- os controles já saem ajustados de fábrica e não se deve mexer em seu termostato e em sua atmosfera;

 

- a biosfera foi desenvolvida e testada por um período de 3 bilhões de anos, alimenta-se de um reator atômico, o Sol, que fornecerá energia pelos próximos 5 bilhões de anos;

 

- o estoque de ar e água é limitado, mas suficiente para a quantia equilibrada de usuários. São insubstituíveis e purificam-se automaticamente;

 

- cada habitante terá direito a uma só vida, previamente ajustada para o bem. Em caso de desajustes, a reposição pode ficar comprometida ou extinguir-se a espécie;

 

- em caso de sobrecarga de habitantes, ativar o manual de emergência para que nenhuma substância tóxica se introduza no ar, nos alimentos ou na água.

 

Por fim, a regra mais importante e inquebrantável:

 

- quem sair dos trilhos desse manual será sumariamente eliminado pelas leis naturais de extinção de espécies.

 

Já que diariamente realizamos experiências sem controle na única casa que temos, por entre tantos descaminhos, questiono: sobraria algum ser inteligente para contar a história?