Home / Notícias / Visualizar Notícias

Departamento de Saúde de Piraju promove campanha de exame papanicolau

Departamento de Saúde de Piraju promove campanha de exame papanicolau

O Departamento de Saúde da Estância Turística de Piraju promove no próximo sábado (28) uma campanha para a realização do exame papanicolau. As unidades do ESF (Estratégia Saúde da Família) do município funcionarão das 9h às 15h para atender todas as mulheres que precisem realizá-lo.

Em entrevista a Radio Piratininga, a enfermeira Juliana Pansanato explicou que a iniciativa visa intensificar a realização do exame devido a sua importância na prevenção do câncer no colo do útero e de doenças sexualmente transmissíveis, como o HPV. Devem fazer o exame mulheres com idade entre 25 e 64 anos, ou que já iniciaram a sua vida sexual.

Juliana salientou a importância de realizar o exame uma vez por ano, mas que qualquer paciente pode fazê-lo novamente caso sinta necessidade. A enfermeira orienta que para fazer o papanicolau, a mulher deve evitar nos dois dias anteriores ter relações sexuais, usar duchas para higiene íntima e evitar o uso de medicamentos ou anticoncepcionais vaginais. Além disso, a mulher também não pode estar menstruada.