Home / Notícias / Visualizar Notícias

Campanha contra hepatites “Julho Amarelo” é realizada em Santa Cruz do Rio Pardo

Campanha contra hepatites “Julho Amarelo” é realizada em Santa Cruz do Rio Pardo

O Departamento de Saúde e a Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Rio Pardo comunicam que será realizada até o dia 31 deste mês a campanha “Julho Amarelo”, que tem o objetivo de conscientizar a população sobre as hepatites virais, abordando a prevenção, diagnóstico e tratamento dessas doenças.

            A hepatite é uma doença que causa inflamação do fígado, sendo as causadas por vírus chamadas de hepatites virais. São vários os vírus que podem causar uma hepatite viral, e os dois dos mais importantes são o vírus B, que causa a Hepatite B, e o vírus C, causador da Hepatite C. Estes dois tipos apresentam sintomas parecidos, mas também podem ser silenciosos e não apresentar nenhum sinal das doenças, o que ocorre na maioria dos casos.

Alguns pacientes podem ter sintomas gerais como febre, mal-estar, cansaço, náuseas e dor de cabeça, por exemplo. Outros podem apresentar sintomas mais específicos como cor amarelada da pele e dos olhos, além da urina escura. As hepatites B e C têm tratamento e a medicação aplicada é eficaz na prevenção de complicações e evolução da doença.

Os testes para a detecção das hepatites estão sendo realizados no Centro de Saúde II, na Avenida Tiradentes, das 8h às 11h e das 13h às 16h. É necessária a realização destes testes para as pessoas que passaram por procedimentos cirúrgicos, dentários, quem possuem tatuagem ou piercing, usuários de drogas e trabalhadores da área da Saúde, entre outros. Mais informações podem ser obtidas no Centro de Saúde nos horários de atendimento.