Home / Notícias / Visualizar Notícias

Psicóloga fala sobre o Setembro Amarelo, mês de conscientização e prevenção do suicídio

Psicóloga fala sobre o Setembro Amarelo, mês de conscientização e prevenção do suicídio

O jornal “Rotativa no Ar” recebeu nesta terça-feira (11) a psicóloga Tainá Dálio Andrade para falar a respeito da campanha Setembro Amarelo, que busca a conscientização e a prevenção do suicídio, com o objetivo de alertar a população a respeito desta realidade. O intuito da campanha é mostrar que, segundo a Organização Mundial Da Saúde (OMS), mais de 90% dos casos poderiam ser evitados.

Na entrevista, a psicóloga contou que o suicídio mata 1 brasileiro a cada 45 minutos e 1 pessoa a cada 45 segundos em todo o mundo. Pelos números oficiais, são 32 brasileiros mortos por dia.

Tainá explicou a importância da atenção que se deve ter aos sinais que uma pessoa com essa tendência pode demonstrar, e que a possibilidade de oferecer ajuda pode ser determinante para evitar que o suicídio aconteça.

Ela explicou que é necessário o assunto ser cada vez mais discutido e que deixe de ser um tabu. O problema atinge as mais variadas faixas de idade, mas acontece de forma ainda maior em jovens de 15 a 29 anos e idosos acima dos 70 anos.

Confira a seguir a entrevista completa com a psicóloga Tainá Dálio Andrade:

https://soundcloud.com/radiopiratiningadepiraju/taina-dalio-andrade-psicologa

Luiz Henrique Tucunduva