Home / Notícias / Visualizar Notícias

Prefeitura de Santa Cruz do Rio Pardo realiza Semana de Combate e Prevenção ao Câncer de Intestino

Prefeitura de Santa Cruz do Rio Pardo realiza Semana de Combate e Prevenção ao Câncer de Intestino

A Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Rio Pardo, junto à Secretaria Municipal de Saúde, está realizando durante esta semana uma campanha de conscientização sobre o Câncer de Intestino. Conhecido como “Setembro Verde”, o mês é dedicado à prevenção contra um dos tipos de câncer mais comuns na população.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), são esperados somente para este ano mais de 36 mil novos casos de câncer de cólon e reto em mulheres e aproximadamente 18 mil em homens. Ainda conforme o órgão, a doença colorretal é a segunda mais frequente nas mulheres (após o câncer de mama) e o terceiro nos homens (após câncer de próstata e pulmão).

Em 2017 foram registrados 34,2 mil casos decorrentes dessa patologia no Brasil. Em 2013, 15,415 mil mortes foram relacionadas à doença.

Para fazer com que esses números diminuam consideravelmente, deve-se conscientizar a sociedade do risco do mau hábito alimentar. Uma alimentação muito rica em gordura animal, carne vermelha e o excesso na ingestão de alimentos processados, são fatores alimentares que influenciam o aparecimento desse tipo de câncer.

O câncer colorretal abrange tumores que acometem um segmento do intestino grosso (o cólon) e o reto. É tratável e, na maioria dos casos, curável, ao ser detectado precocemente. Um diagnóstico realizado na fase inicial representa mais de 90% de chances de cura, reafirmando a importância da realização dos exames preventivos.